Data: 04/09/2018 até 05/09/2018
Descrição: Esta Ação intenciona criar espaços dialógicos para o estudo dos referenciais teórico-metodológicos utilizados por Paulo Freire, educador pernambucano e Patrono da Educação Brasileira, na construção da sua práxis político-pedagógica. Desta forma, visa um aprofundamento conceitual acerca de autores que exerceram influências em diferentes momentos da obra freireana, tais como filósofos, cientistas sociais, pedagogos, etc. Compreender a gênese e desenvolvimento histórico da “Pedagogia do Oprimido”, por meio dos autores apropriados por Freire em seus próprios estudos, possibilitará aos sujeitos participantes um adensamento teórico na leitura de sua obra, percebendo suas possibilidades, limites e contradições. Enfim, movimento necessário para que se siga aquilo que fora solicitado pelo próprio Freire: não simplesmente segui-lo, mas, sobretudo, reinventá-lo à luz de novos contextos e problemáticas sociais e educacionais. Neste 2º encontro do Conexões Freirianas estaremos discutindo a temática “A influência do Catolicismo Social e do Nacional-Desenvolvimentismo em Freire”, com a mediação do Prof. Dr. Rogério Luiz de Souza (UFSC).
Local: Auditório "Antigo" - Sala 210 (2º Andar) - Centros de Ciências Humanas e da Educação (FAED) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Av. Madre Benvenuta, 2007 - Bairro Itacorubi – Florianópolis/SC. Endereço no Google Maps: link
Público-alvo: Professores da Educação Básica, Educadores Populares, participantes de Movimentos Sociais Populares, docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UDESC e demais IES da Grande Florianópolis.
Maiores informações: Cartaz de divulgação – Encontro Inicial Contato: vitor.malaggi@udesc.br